top of page

. DÓNDE SE ESTÁ HACIENDO LA ACTIVIDAD?

. ONDE SE ESTÁ PRODUZINDO A ATIVIDADE?

. WHERE IS THIS ACTIVITY BEING DONE?

#tercer OCARA Lab . Brasil

Bitácora de paseo(esp)

Bitácora de passeio (pt)

Walking logbook (eng)

#tercer OCARA Lab (desde México)

 

Urb-i 

brinca com a Bitácora de Passeio

no Brasil

 

 

A atividade aconteceu na Cidade Líder (Itaquera, São Paulo)

 

A Urb-i, entidade nascida do desejo de tornar as cidades mais humanas, democráticas e vivas, aplicou junto com a direção, coordenação pedagógica e vários professores da EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Francisco o Negro, a Bitácora de Passeio, em uma caminhada no entorno da escola, no mês de junho de 2017.

A jornada de participação com os alunos e suas famílias tinha como objetivo  observar como é possível melhorar o caminho na ida e na volta da escola, caminhando para identificar melhorias no entorno, como calçadas, iluminação, descarte de lixo e travessias. 

Já no mês de setembro de 2017, foi um dos 10 premiados da 2ª edição do Prêmio Territórios Educativos do instituto Tomie Ohtake.

 

“Vamos jogar limpo? O entorno escolar e o caminho para aprender juntos” é uma ação político-pedagógica da EMEF localizada no bairro de Cidade Líder, zona leste de São Paulo. No mês de agosto de 2017 foi um dos 10 premiados da 2ª edição do Prêmio Territórios Educativos do instituto Tomie Ohtake.

 

O projeto buscou, inicialmente, tratar de um problema grave de descarte de lixo na fachada da escola, o que acarretava, além de problemas de saúde pública, uma difícil relação entre a escola e os moradores de seu entorno.A fim de repensar essa relação o projeto fomentou parcerias com empresas de descartes de lixo e coleta seletiva e com a subprefeitura. Também promoveu ações de conscientização entre os alunos de 1º a 9º ano e seus familiares sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Através do engajamento de todos os participantes, a comunidade também se apropriou do problema e passou a buscar soluções conjuntas com a escola, estreitando as relações com o poder público para a resolução, não só deste caso, como de outros problemas do bairro. Essa ação tem possibilitado a criação de redes de contato e trocas de saberes entre escola e bairro através da união de ideias e ações para a melhoria dos locais onde vivem e estudam, estreitando seus laços com o território.

 

(Fotos da Urb-i)

 

 

bottom of page