top of page

. DÓNDE SE ESTÁ HACIENDO LA ACTIVIDAD?

. ONDE SE ESTÁ PRODUZINDO A ATIVIDADE?

. WHERE IS THIS ACTIVITY BEING DONE?

Curativos Urbanos nos Jardins do Palácio de Cristal, Porto (Portugal)

 

ArkiPlay é um projeto que a empresa penas+villa arquitetos está a desenvolver há 2 anos. Tem como objetivo, facilitar o acesso à cultura através da arquitetura, chegando a todos os cidadãos pelas crianças. Neste projeto é partilhada a visão de um mundo onde cada cidadão atribui o devido valor à arquitetura, e sente o impacto desta na melhoria da sua qualidade de vida!

 

A ArkiPlay desenvolve atividades lúdicas em formato de oficinas e explora edifícios notáveis da cidade do Porto. Todas as atividades levam à descoberta do que é a arquitetura e o trabalho do arquiteto através da experiência, quer de tarefas e metodologias inerentes à disciplina, quer pela utilização, vivência ou exploração dos espaços nas suas várias dimensões, estimulando a criatividade nos participantes e a utilização dos sentidos. Na sua equipe estão Maria Teresa Penas, Claudia Goncalves, Márcia Santos, Matteo Villa, Tiago Ferreira, Mafalda Macedo, Miguel Chivarria, Bartira Ghoubar e Adalgisa Lopes. Nesta atividade foram monitores Maria Teresa Penas, Tiago Ferreira, Mafalda Macedo e Miguel Chivarria. As fotos foram da responsabilidade de Cláudia Gonçalves.

 

A ATIVIDADE

 

A atividade fez parte do  evento Cidade Mais, um ponto de encontro entre a área do Ambiente e Sustentabilidade. Pretende divulgar e promover a adopção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis através da facilitação do encontro entre projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos. É um evento urbano que acarinha a cultura e que faz emergir e manifestar a Sustentabilidade e o Ambiente na cidade.

 

As crianças criaram os curativos gigantes para, posteriormente, se dividir em dois grupos que foram explorar os Jardins. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“As crianças correspondem prontamente ao desafio, e são mais críticas e atentas do que muitas vezes podemos imaginar. Porque não têm o olhar distraído dos adultos. Um adulto não vai reparar numa mangueira que atravessa um jardim. Mas o Levi tinha razão. Uma mangueira é um obstáculo e um sinal de que o jardim não tem um sistema de irrigação adequado”, comenta Tiago Ferreira, um dos formadores da Arkiplay. 

 

O “curativo” que Manuel encontrou, e que está mesmo precisando de um hospital, foi uma lâmpada tombada e partida, em pleno jardim. Mas...surpresa! No segundo dia da atividade, o Departamento de Manutenção Urbana da Câmara Municipal do Porto já tinha arrumado, em quanto não era substituida por uma outra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...E porque a cidade é um corpo de múltiplas dimensões, e porque há muitas feridas que é preciso curar, o Cidade Mais permite que adultos e crianças comecem a reparar mais nelas. Para depois atuar. 

 

Para ler matéria imprensa, aqui

 

 

OCARA Lab_propuesta 1 (desde Brasil)

 

ArkiPlay 

brinca com os CURATIVOS URBANOS

em PORTUGAL

bottom of page