br03_Curativos Urbanos_São Paulo

desde 2012

CURATIVOS URBANOS é uma ação que usa cor e bom humor para despertar a atenção sobre o estado das calçadas . Algumas calçadas machucadas ganharam curativos coloridos. Eles podem não curar de verdade, mas desejam despertar a atenção de quem pode: nós.


O GRUPO E A IDEIA
Somos um grupo de 6 pessoas que usa bastante a cidade e, por isso, conversamos muito sobre poluição, ruído, mobilidade e como os espaços públicos são, na maioria das vezes, pouco interessantes. Um dia, sentimos a necessidade de fazer algo para melhorar esse pontos, nem que seja algo pequeno.
O projeto Curativos Urbanos nasceu dessa vontade. Acreditamos que uma boa calçada é boa para todos: crianças, pessoas com deficiência, idosos. Todo o cidadão deve ter condições de se locomover pela sua cidade com qualidade e, para isso, o mínimo que precisa são calçadas decentes.


OBJETIVO DA AÇÃO
Nosso objetivo é chamar a atenção tanto da sociedade como do poder público. Queremos incentivar as pessoas a analisarem o local que passam todos os dias, a falarem sobre isso e, quem sabe, se interessar mais pelo assunto. Acreditamos muito na força que as pessoas têm para mudar a realidade em que vivem.
Outro ponto importante é que muitos acham que o poder público é responsável pela conservação e manutenção da calçada em frente à sua casa, quando na verdade essa responsabilidade é do proprietário do imóvel e até do locatário (com exceção de locais de responsabilidade do governo). Claro que o governo tem o dever de fiscalizar, mas o cidadão também precisa fazer a sua parte. Então nosso objetivo é também informar e esclarecer dúvidas.
 
ONDE ESTÃO OS CURATIVOS
A ação já aconteceu em São Paulo - SP, nas regiões da Paulista, Pinheiros, Vila Madalena, Bixiga, Centro e Vale do Anhangabaú, e também no Rio de Janeiro - RJ, por Botafogo e Gávea. A ideia é fazer a intervenção sempre que a gente puder e incentivar quem quiser participar dessa ideia. Aliás, pessoas de fora do grupo já fizeram a ação nas suas cidades: Campinas - SP, Assis - SP, Porto Alegre - RS, Vitória da Conquista - BA e Roma - Itália.


MATERIAL
Nessas primeiras ações, os curativos foram feitos de EVA. Apesar de reciclável e reutilizável, é um material que exige monitoramento para garantir que não vire lixo. E isso acaba fazendo com que a ação dure pouco tempo, pois logo recolhemos os curativos ou eles são levados pelo pessoal da limpeza. Agora estamos estudando outros materiais para as próximas ações. Alguma sugestão? ;)

Please reload