br04_Zona Escolar Modelo no Trânsito_Santa Rita, Paraíba

Novembro 2011 - Abril 2013

Devido à grande concentração de crianças e adolescentes frequentemente expostos a veículos e aos riscos que estes representam para as crianças e adolescentes em torno das escolas, esta iniciativa se concentrará na segurança dos pedestres na área ao redor de escolas de ensino fundamental, que será chamada de zona escolar.

Frequentemente, a zona escolar inclui as ruas junto à escola e, geralmente, a área de um ou dois quarteirões em torno dela.

 

“Uma zona escolar devidamente planejada com medidas para diminuir o trânsito irá “lembrar os motoristas de tratar a área com cuidado e atenção especiais”.

 

O objetivo do projeto é melhorar a segurança dos pedestres ao redor de escolas através de avaliações e ações na sala de aula, como também execução de diferentes intervenções, com foco em melhorias permanentes no ambiente e na infraestrutura tendo como exemplo: CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS, IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE PEDESTRES, SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL E CAMPANHA PERMANENTE COM A COMUNIDADE, além avaliações de segurança dos pedestres realizadas por voluntários ou profissionais de segurança no trânsito, os alunos também participarão da avaliação utilizando a metodologia PHOTOVOICE* 

 

O projeto também tem como objetivo, demonstrar que o Projeto Zona Escolar Modelo no Trânsito  pode ser eficaz no combate a violência no trânsito envolvendo crianças e adolescentes.

 

A meta é reduzir em 25% o número de mortes por acidentes com crianças e adolescentes de 0 à 14 anos até 2015.

 

A ONG ETEV realiza um importante trabalho através da promoção de palestras, seminários, ações e intervenções, difundindo a educação para o trânsito.

Please reload