br12_Projeto MORRINHO_Rio de Janeiro

1997 até hoje

Projeto Morrinho, uma pequena revolução

 

MORRINHO é uma instalação de 450m2, feitas de tijolos e outros materiais reciclados que tem como vertente principal mostrar o lado positivo das Favelas Cariocas e seu cotidiano de vida e experiência, trazendo também consigo o aspecto de um novo olhar com mais bravura e criatividade, originalidade  e ética social.

 

O MORRINHO nasceu de uma brincadeira de crianças da comunidade Pereira da Silva, em Laranjeiras, numa enconsta de uma comunidade da zona sul do Rio , através da Idéia de Maycon Souza Oliveira e Cirlan Souza de Oliveira : juntos eles construíram um mundo totalmente diferente dos outros que muitos viviam e estavam acostumados a brincar e retratar , com retalhos de azulejos e blocos de legos fazendo.

 

Passando alguns meses depois seu irmão Maycon começou a divulgar para outras crianças o que eles estava fazendo no seu quintal de casa e chama-los para ajudar a fazer junto com eles a pequena e humilde maquete.

 

Depois de 4 anos de existência dois cinegrafistas tiveram uma ideia de fazer uma parceria para que o espaço onde aqueles meninos brincavam se tornasse um lugar profissional , mas no começo não foi fácil , pois a brincadeira era muito voltada a realidade e o dia a dia e não tinha como os cinegrafistas gravarem os acontecimentos. Então deixaram uma câmera nas mãos de uns dos meninos para que eles mesmos se sentissem a vontade para gravar e registrar suas historias e a própria realidade de suas brincadeiras junto com o dia a dia da pequena maquete e o cotidiano de cada um dos meninos que ali passavam horas dias e noites, brincando.

 

O MORRINHO virou sucesso internacional, a trajetória de viagens e exposições dentro e fora do brasil começa em 2003 no Mira (Mostra Internacional de Arquitetura) no Museu Parque das Ruínas em Santa Teresa, em seguida os convites não pararam mais e assim começava Uma grande caminhada de exposições e conhecimentos.

 

Ver anexo exposições Projeto MORRINHO

Please reload