br16_Programa Pedala Piauí_Estado de Piauí

2013-14

O programa Pedala Piauí do Governo do Estado do Piauí é executado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para os alunos das redes estadual e municipal de ensino e tem como objetivo de facilitar o acesso ao ensino e incentivar a prática de atividades saudáveis.

 

Desde o ano 2013 até agora, o Governo do Estado já entregou 39.255 bicicletas a estudantes de escolas públicas através do Programa Estadual Pedala Piauí, para serem distribuídas aos estudantes do estado que moram a uma distância de até quatro quilômetros da escola onde estudam. Um total de 70 mil bicicletas foram adquiridas por meio de licitação, através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, para serem distribuídas entre as crianças da rede pública municipal e estadual, a um custo de R$24,5 milhões ao todo.

 

Alguns depoimentos sobre o Programa:

 

“Essas bicicletas fazem parte de uma política educacional adotada pelo governo do estado. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade e segurança para os nossos alunos no percurso de casa para a escola e garantir que todos tenham acesso à Educação”, afirma o secretário da Educação.

 

Para o governador a bicicleta representa um novo ciclo na vida dos estudantes e ajuda a evitar a evasão escolar. “Quem já morou na zona rural sabe da dificuldade que é ir para uma escola, de tentar ser alguém na vida. Por isso, estamos encurtando esses caminhos, dando condições totais para o estudante que mora longe ou que mora perto de ter uma carreira profissional, um ensino de qualidade”, diz.

 

A mãe de um dos alunos beneficiados fala: "Fico muito emocionada pelo meu filho ter recebido uma bicicleta, pois ele vinha a pé para a escola e, como moramos longe, era muito ruim para ele, que caminhava muito tempo com uma mochila pesada nas costas".

 

Em paralelo ao programa, o Detran-PI (Departamento de Trânsito do Piauí ) desenvolve atividades de educação no trânsito com o objetivo de levar aos cidadãos informações sobre segurança no trânsito, orientações para ciclistas e beneficiados do Programa Pedala Piauí como uso/conservação de bicicletas e comportamento seguro no tráfego, e debater a importância da municipalização do trânsito.

 

Estas atividades são feitas a través de parcerias com a Escola Piauiense de Trânsito (EPT), a Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) e com as prefeituras municipais, com o objetivo de atender às necessidades e particularidade de cada localidade.

 

Please reload