br20_Células de Transformação_São Paulo

desde 2007

O Células de Transformação (CdT) é uma possibilidade real de desenvolvimento local comunitário, que tem como propósito criar condições e mobilizar o potencial criativo e realizador de pessoas e grupos, a partir de processos de empoderamento, buscando também aproximar os diversos atores da sociedade, para mover-nos juntos em direção à realidades mais humanas, justas e autênticas.
 
Em 2007, o CdT foi premiado pela ONU como proposta inovadora para o desenvolvimento sustentável e, desde abril de 2011, faz parte da Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), contando com cerca de 20 parceiros nacionais e internacionais.
 
Hoje em dia, o Organismo Células contém quatro células-territórios e uma célula-escola no Estado de São Paulo, onde acontecem diferentes tipos de projetos. Em todos os diferentes processos de empoderamento, abrimos espaços para a auto aprendizagem, a co-criação, a experimentação e elaboração de ferramentas e metodologias sociais, simultaneamente nos níveis pessoal, coletivo e territorial, entendendo esta indissociabilidade como essencial para um processo profundo de transformação. Assim, tal como a unidade biológica célula, possui um caráter holográfico, onde o todo está contido nas partes.
 
Entre os diversos formatos, os principais são o Percurso de Protagonismo Social, o Percurso de Agricultura Urbana e o CoLab.Células não faz para a comunidade e sim com a comunidade. De pouco adianta uma melhoria na qualidade de vida se aquela população não aumentou sua capacidade de consegui-la a partir do engajamento e integração de suas próprias capacidades e recursos, continuando assim em uma relação de dependência. Não é possível desenvolvimento territorial sem desenvolvimento comunitário. Não é possível sustentabilidade sem protagonismo, interdependência, autonomia.

Please reload