br21_Projeto Urbanista Mirim / Plano Diretor_Curitiba

2014

Urbanista Mirim é um projeto piloto realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

 

O projeto Urbanista Mirim tem como tema central a questão “Como quero que Curitiba seja nos próximos 10 anos?”, e objetivo é envolver estudantes da rede municipal de ensino, assim como a comunidade escolar, no processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba. Em torno desse questionamento são levantadas as contribuições para a revisão do Plano Diretor.

 

A versão piloto projeto começou com um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Papa João XXIII, pioneira da rede municipal de ensino. Num primeiro momento, estão envolvidos no projeto os estudantes que participam da elaboração do jornal eletrônico “Extra Extra!”, desenvolvido em escolas municipais. As crianças discutem os temas relacionados ao futuro da cidade por meio da "Investigação Apreciativa". A metodologia busca levar em conta a percepção da criança e de seus entrevistados – seus pais, familiares e outras pessoas da comunidade.

Os meninos e meninas produzirão matérias que serão postadas na página da escola na internet, no Portal Cidade do Conhecimento,  junto a postagem de matérias que acompanharão o processo de discussão do Plano Diretor da cidade.

 

 

“Crianças sempre querem saber o porquê de tudo. Questionadoras que são, vão oferecer importante colaboração ao processo, a partir de uma visão própria. São elas que viverão na cidade que hoje estamos planejando”, disse o Prefeito de Curitiba.

 

“O envolvimento dos estudantes nas ações propostas pelo projeto Urbanista mirim tem ainda fundamental importância para a prática do protagonismo juvenil na rede municipal de ensino de Curitiba”, disse a Secretária Municipal da Educação

 

 

Please reload