br26_Pedala Zezinho e Pedala Casulo_São Paulo

desde 2011

O Instituto Aromeiazero é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e que se interessa por mobilidade, arte urbana, qualidade de vida e inovação social, principalmente relacionados à bicicleta. Buscamos sempre atuar por meio de parcerias, juntando pessoas/instituições com diferentes expertises para fazer projetos transformadores.

 

Seus projetos focados no público infantil e juvenil, são:

 

PEDALA ZEZINHO

 

Nosso 1º projeto, o Pedala Zezinho acontece desde 2011 junto com a Casa do Zezinho (Parque Santo Antonio, Campo Limpo). O objetivo é levar mais bicicletas e a discussão sobre mobilidade para crianças e jovens da periferia da zona Sul de São Paulo, estimulando a autonomia dos jovens, melhorando as possibilidades de locomoção e acrescentando mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades.

 

Organizamos pedaladas no Parque Villa-Lobos; exibição de filmes e debates sobre mobilidade; oficinas de formação de ciclistas entregadores e mecânicos, além das famosas oficinas comunitárias, onde voluntários arrumam as bicicletas junto com meninos e meninas. Bicicleta não é só uma alternativa ecológica de transporte, é também uma forma de inclusão social e qualidade de vida.

 

PEDALA CAÇULO

 

Em 2013 surgiu o Pedala Casulo, que em parceria com o Projeto Casulo (Real Parque e do Jardim Panorama) já distribuiu bicicletas, e ofereceu formação para crianças e responsáveis sobre mobilidade e cuidados de mecânica. O objetivo é levar o debate sobre mobilidade e outras questões da cidade, proporcionando atividades para crianças e adolescentes. Vale registrar o envolvimento dos pais.

 

Em 2013, numa parceria com o Projeto Casulo e o Instituto EDP realizamos a primeira edição do Pedala Casulo, no Real Parque. Tivemos bate papos sobre mobilidade, aulas de mecânica básica e a distribuição de bicicletas usadas na Exposição “Sonho e Pesadelo”, entregues pelo próprio idealizador - Eduardo Srur, artista plástico e morador do Real Parque, que doou as bicicletas para o Aromeiazero.

 

O Projeto caçulo contribui com o desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens e famílias, que são verdadeiros agentes de transformação da sua própria realidade, promovendo a sua formação pessoal e o empoderamento e espírito de coletividade.

 

Se você entende de mecânica, tem uma bike, peças ou ferramentas para doar ou quer ajudar a divulgar, contate no email contato@aromeiazero.org.br.

 

 

Please reload