br28_Espaços urbanos e direito à cidade_Brasília

novembro 2014

Pelo 7º ano consecutivo, o Senado Federal realiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, um evento que se consolida no calendário nacional de seminários consagrados à Infância e que traz especialistas de diversos estados e também de outros países para divulgar e discutir estudos e projetos desenvolvidos no Brasil e no mundo. Este ano, o tema central da Semana serão as neurociências e as ações na área de educação.  

 

A equipe da IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura) participante do Seminário ministrou várias palestras e oficinas. A diretora da Red OCARA e vice-presidenta da IPA Brasil  realizou uma oficina sob o título “Importância dos espaços urbanos e direito à cidade para a educação, saúde e desenvolvimento da criança” (download do resumo aqui

 

“Aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas, valorizando o aprendizado vivencial é fundamental para a educação, a saúde e o desenvolvimento da criança. A Cidade deve oferecer projetos e atividades que melhorem a qualidade de vida dos seus habitantes, especialmente os grupos mais frágeis, como as crianças.”

 

Os assitentes ao curso realizaram vários desenhos lembrando seus caminhos escolares da infância. Em todos os casos era realizado a pé, fato que facilitou as lembranças, os pontos de referência e a elaboração dos mapas mentais, temas sobre os que conversamos na aula. 

 

O evento aconteceu de 25 a 27 de novembro em Brasília e dia 28 no Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e o Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho, com o propósito de aportar novas informações do campo da ciência e da prática educacional que contribuam para o poder público e a sociedade deem mais atenção à Primeira Infância enquanto fase primordial da formação e desenvolvimento da pessoa.

 

 

Please reload