br29_Casa Rodante_Cidadania nas Ruas da Luz_São Paulo

2014-15

O projeto Casa Rodante, desenvolvido pelo coletivo artístico casadalapa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, é uma iniciativa artística e social que tem como cenário a região da Luz, no centro da cidade de São Paulo.

 

Atuando em frentes diversas, o projeto mescla aspectos do urbanismo tático nômade com meios de expressão artísticos e algumas ideias caras à psicologia social e para envolver e fazer interagir os diferentes moradores da região, de trabalhadores do comércio a crianças e dependentes químicos.

 

O objetivo do projeto "Cidadania nas Ruas da Luz" é ressignificar o espaço urbano pela cidadania no território em que se desenvolvem as ações do Programa “De Braços Abertos” na região da Luz (programa municipal que oferece, através do acesso ao mercado de trabalho, recuperação a usuários de Crack) através de ações de intervenção urbana, com a participação dos beneficiários do Programa, dos trabalhadores, estudantes e moradores do território.

 

Dentro do projeto "Cidadania nas Ruas da Luz" o programa da Casa Rodante com seus "residentes" é um carro ateliê que promove intervenções urbanas no território desenvolvido como um importante elemento de diálogo com a comunidade e ateliê aberto de rua. É um dos projetos pilotos do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, através da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade. 


A duração do Projeto é Maio 2014 - março 2015 (10 meses), sendo os dias de execução: 
segunda a quinta - das 15h às 19h / sábados e domingos - das 14h às 18h. 

O projeto tem como ações principais: 

a) Desenvolvimento de arte-horta suspensa;
b) constituição de áreas de descanso e lazer com implantação de Rua de Brincar!;
c) construção colaborativa e desenvolvimento de mobiliário urbano;
d) intervenções com linguagens urbanas contemporâneas;
e) realização de atividades manuais;
f) criação de Vagas Vivas temporárias e/ou permanentes;
g) realização de pintura / demarcação de quadras esportivas e outros suportes para práticas corporais;
h) desenvolvimento de brinquedos-monumentos com o uso de materiais reaproveitados;
i) desenvolvimento de uma “Ágora Pública” para a realização de encontros, rodas de conversa, aulas públicas, diálogos sociais;
j) realização mensal de #Mutirão Multi_Cultural (em parceria com a SMC).

 

Todas as imagens autoria da Casa Rodante

Please reload