br30_CECIP_Criança em foco_Rio de Janeiro

2011-2017

O Projeto Criança Pequena em Foco tem como objetivo prevenir a violência contra crianças, tendo como estratégia a promoção da participação das crianças na formulação de políticas públicas.

 

Ao longo dos três primeiros anos do projeto (2011 - 2014), investimos em duas frentes. Uma foi a promoção ampla do tema da participação infantil, através de: publicações (como um caderno de metodologias), um seminário nacional, um prêmio nacional para iniciativas nesta área e outras ações. Outra foi a sensibilização e articulação com agentes do poder público, para inclusão da participação infantil nos projetos realizados em favelas do Rio de Janeiro.

 

Neste período, realizamos algumas ações em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Pereira Passos/Rio+Social. Em uma delas, em 2013, contando ainda com a parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), fizemos uma experiência-piloto de participação infantil, em uma escola da favela do Complexo do Alemão, tendo como foco o deslocamento das crianças entre sua casa e o espaço de ensino.  

 

Num cenário brasileiro, no qual os acidentes de trânsito são a maior causa de mortes de crianças, numa segunda etapa do projeto (2014 - 2017) daremos sequência à parceria com o Rio+Social e a CET-Rio. Em uma comunidade com alto índice de acidentes envolvendo crianças, visando a promoção da cultura de paz, uma circulação mais segura e mais espaços de lazer, realizaremos ações diversas, por dois anos, incluindo a participação das crianças, dos pais, das escolas, da comunidade, além dos atores do poder público. Depois da avaliação do projeto, se obtivermos bons resultados (desejamos uma redução numérica dos acidentes, além de outras metas), atuaremos em prol da incorporação deste modelo por outros atores do poder público.

 

Além disso, na segunda etapa do projeto (2014 - 2017) daremos continuidade às ações de promoção e difusão ampla do tema da participação infantil.

 

Link para a experiência do projeto Criança Pequena em Foco

"Infância e favela: a perspectiva das crianças sobre o lugar onde vivem"

 

Please reload