br33_Agentes de trânsito mirim_Brasília
Desde 2014
Na capital federal, tida como capital das ciclovias e exemplo em respeito ao pedestre, o que se vê na prática são abusos frequentes que dificultam e até impedem a passagem por quem está a pé ou de bicicleta.
Na ausência de ações governamentais contínuas de educação e fiscalização, resta aos cidadãos indignados tentar sensibilizar com recados os que bloqueiam e invadem, diariamente, o caminho de pedestres e ciclistas.
Desde 2014 decidimos ir com os filhos a pontos críticos de Brasília para um trabalho de conscientização de motoristas e do poder público sobre o respeito aos espaços de pedestres e ciclistas. Crianças também participam do trabalho de sensibilização: além dos filhos, convidamos coleguinhas deles para tirar fotos de bloqueios e dos recados afixados pelos cidadãos de bem.
O intuito é refletir sobre os espaços urbanos (incrivelmente voltados aos automóveis) e exercer cidadania, por meio de trabalho prático de sensibilização e cobrança de melhorias.
Com a divulgação de vídeos e fotos das ações, alerta-se a sociedade para o problema de mau uso dos espaços urbanos e para o desrespeito cotidiano. E também se exerce pressão sobre o poder público, para que melhore a fiscalização e repense o uso dos espaços urbanos.
_______________________________________
Com motivo da Campanha Calçada Cilada 2016, é feita uma convocação de crianças para ação cidadã em busca de uma cidade melhor, com caminhos acessíveis e livres para pedestres.
A criançada está convidada para a caminhada de registro das condições das calçadas. Será sábado (19/3/2016), à tarde.
Pela rota proposta, mapearemos as ciladas com o aplicativo #Cidadera (também é possível fotografar os problemas e registrar pela internet:https://cidadera.com/) e cobriremos os machucados de nossas calçadas chamando atenção para os problemas que enfrenta o caminhar em nossa cidade.
Uma ação conjunta entre Brasília para Pessoas, Corrida Amiga e red OCARA.