br035_Exploradores da Rua_São Paulo

desde 2012

O apē - estudos em mobilidade é um grupo de estudos fundado em 2012 a partir da motivação em debater o tema da mobilidade, reunindo estudantes e profissionais de origens e formações cada vez mais diversas. As atividades realizadas, a partir de seus estudos e projetos, buscam discutir o tema por meio de boletins técnicos, projetos educativos, exposições artísticas, intervenções urbanas, encontros de leitura e atuação junto ao poder público sobre aspectos relacionados à mobilidade e demais questões urbanas. Sempre no sentido de estudar o tema da forma mais abrangente, o grupo tem encontrado na educação uma ferramenta essencial para repensar a relação com mobilidade, dentro e fora do ambiente escolar, utilizando a cidade como território de aprendizagem.

 

Projeto Exploradores da Rua

 

Equipadas com os materiais de investigação, como binóculos, lupa e mapas, crianças de 5 a 7 anos de escolas públicas de São Paulo são convidadas a assumir o papel de exploradores e trilhar descobertas no espaço em torno da escola.

 

Contando com a participação ativa dos professores e de educadores na preparação e acompanhamento do percurso, é realizado o caminho da escola até o ponto final do trajeto (que pode ser um museu, uma oficina de artesanato ou uma praça), ao longo do qual são apontados lugares de interesse, onde os alunos são incentivados a recolher registros da saída. Com os elementos coletados, é realizada uma oficina de desenho e construção de mapas do trajeto realizado, procurando registrar o caminho percorrido e o que foi percebido na cidade.

 

As ações têm como objetivo demonstrar a pais e professores o potencial educativo do ambiente externo, mostrando que não há perigo ou empecilhos para realizar atividades de caminhada no dia a dia, mesmo com crianças pequenas. Deste modo, incentivam-se os professores da escola a dar continuidade a este tipo de atividades com os alunos, explorando as vizinhanças e as possibilidades de relação das crianças com o espaço urbano, introduzindo alguns dos temas nos processos de aprendizagem de cada disciplina.

 

Para ler várias matérias no Portal Aprendiz sobre o projeto, pode ver AQUI, AQUI e AQUI

 

 

Exploradores da Rua foi premiado no Seminario Internacional de Pedestres WALK21 (2015).  

Para ler mais sobre a candidatura, aqui (IN ENGLISH)

 

Please reload