br036_Casacadabra-invenções para morar

2016

Casacadabra é um livro de arquitetura para crianças. Em uma viagem de descobertas por pequenos segredos da arquitetura, apresenta dez casas pelo mundo, estimulando a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e a desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta. 

O leitor percebe as casas como espaço lúdico, mas também descobre como funcionam alguns de seus detalhes, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita.

- Contém exercícios para fazer em casa ou na escola.Com 21 cm x 21 cm, o livro tem 80 páginas. Em português. Pode comprar aqui

 

Casas analisadas:

Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi (São Paulo, Brasil);

Casa Bola, Eduardo Longo (São Paulo, Brasil);

Edifício Copan, Oscar Niemeyer (São Paulo, Brasil);

Casa Grelha, FGMF (Serra da Mantiqueira, Brasil);

Casa Dymaxion, Buckminster Fuller (Estados Unidos);

Fallingwater, Frank Lloyd Wright (Mill Run, Estados Unidos);

Casa Batlló, Antoni Gaudí (Barcelona, Espanha);

Bedzed, Bill Dunster (Londres, Inglaterra);

Casa NA, Sou Fujimoto (Tóquio, Japão);

Quinta Monroy, Alejandro Aravena/Elemental (Iquique, Chile)

 

A partir de Abril de 2017, o Sesc Pinheiros (São Paulo) promoveu o curso "Arquitetura Para Crianças" com Simone Sayegh e Carolina Hernandes.

Voltado para crianças a partir de 7 anos, a atividade explora noções e conhecimentos da arquitetura de modo lúdico e será desenvolvido em três módulos interdependentes.

 

Módulo I (Abril) – o desenho que vira casa. Este módulo abordará a construção de vocabulário visual a partir da geometria e da representação plástica, considerando formas geométricas, representação (planos e elevações), cores e revestimentos e dimensões (do 2D para o 3D, transformando polígonos em figuras tridimensionais). Dias: 8, 15, 29/4 e 6/5. Sábados, das 10h30 às 12h30.

 

Módulo II (Maio) – como as construções ficam em pé? Neste módulo haverá a exploração da tridimensionalidade a partir de proporção, estrutura e escala, considerando percepção do espaço, equilíbrio de pesos e forças, cúpula geodésica e estruturas. Dias: 13, 20, 27/5 e 3/6. Sábados, das 10h30 às 12h30. Inscrições do módulo II a partir de 3/5.

 

Módulo III (Junho) - construção de uma cidade imaginária. Será abordada a construção da cidade, envolvendo formas de morar, edifícios coletivos, espaços lúdicos e planejamento onírico da cidade no meio ambiente. Dias: 10, 17, 24/6 e 1/7. Sábados, das 10h30 às 12h30. Inscrições do módulo III a partir de 3/6.

 

A equipe do Casacadabra realizou uma série de oficinas sobre arquitetura, podem ver algumas imagens no botão FOTOS. 

Please reload