br038_Caminha Rio_Rio de Janeiro

Desde 2016

Caminha Rio é um movimento que surgiu no Rio de Janeiro,  em fevereiro de 2016, inspirados por vários grupos de mobilidade a pé e com a experiência de seu trabalho de acessibilidade em São Paulo.

 

Em 2017 decidimos plantar na cidade do Rio uma proposta semelhante. Ajudando a amiga carioca a dar o pontapé inicial nascia o Caminha Rio com o apoio fundamental de Valmir (ainda Biomob) e Rodrigo (atualmente no comando da Good Bros).

 

Hoje o Caminha Rio é um movimento reconhecido por várias instituições e integra a rede de mobilidade ativa mapeada pela pesquisa Como Anda - que recentemente traçou um panorama geral da mobilidade a pé no Brasil. 

Realiza diversas ações com movimentos e associações parceiras por cidades mais amigáveis e inclusivas para pedestres. Não apenas tentando levar ao poder público as demandas da mobilidade a pé, como também difundindo campanhas e participando de debates e eventos relacionados à mobilidade ativa.

 

Ações do Caminha Rio

 

__​Em 2017 organizamos a primeira Semana Municipal do Pedestre no Rio em parceria com várias organizações. 

 

_Em maio de 2018 fomos representantes do Maio Amarelo no Rio na categoria "sociedade civil".

_Com o apoio de vários coletivos, em maio de 2018 levamos à Casa Civil demandas para incluir no serviço do canal 1746 opções mais específicas para pedestres (acessibilidade) e ciclistas. 

_Em agosto de 2018 lançamos uma cartilha de pedestres para crianças.

 

_Lançamos em setembro de 2018 a campanha "A pé para escola"

 

O International Walk to School Day é um evento global que envolve comunidades de mais de 40 países caminhando e pedalando para a escola no mesmo dia. Começou em 1997 como um evento de um dia. Com o tempo, este evento tornou-se parte de um movimento para rotas seguras durante todo o ano para a escola e uma celebração - com participação recorde - a cada mês de outubro. Hoje, milhares de escolas de EUA - de todos os 50 estados, o distrito de Columbia e Porto Rico - participam todo mês de outubro.

 

Please reload