br039_Cidadeiras_São Paulo

2018

CIDADEIRAS acredita na parceria entre adultos e crianças para estabelecer um movimento constante de entender, pensar e transformar a cidade e a si mesmos.

A construção destes saberes envolve o reconectar do adulto com o encantamento pelo lugar em que vive para, a partir disso, gerar diferentes possibilidades de criar experiências, compartilhar pontos de vista e memórias e estabelecer trocas com o olhar atento e inaugural das crianças.

 

CIDADEIRAS considera as crianças potentes para apreender, pensar e construir conhecimentos acerca do lugar em que vive. Seu olhar para o mundo é curioso, pesquisador, questionador, de encantamento e isento de ideias pré-concebidas. As impressões que as crianças comunicam e o sentido que atribuem ao espaço nos mobilizam, convocam a pensar e repensar o nosso Lugar.

 

BRINCADEIRAS NO QUARTEIRÃO dá inicio a uma série de encontros e descobertas das crianças e adultos a respeito dos bairros e seus arredores, a exploração das praças e espaços públicos.

A cidade é lugar de encontro. Encontro de pessoas, de ruas, de casas, de natureza, de saberes...


Há muito a ser explorado e aprendido com a cidade que também educa.
Nessas vivências trazemos o bairro como lugar a ser vivido. Apenas um quarteirão ... suficiente para que o encanto seja revelado. Nessas vivências surgem reflexões e ideias de como queremos construir nossa cidade, incluindo a criança para que faça mais parte da cidade como aqueles que habitam, usufruem e pertencem ao território.

 

Nessa brincadeira vamos munidos com nossos olhares atentos, lápis, papéis, lupas, para viver uma experiência viva. Caminhamos observando atentamente o que existe na cidade e o que nos encanta. Fazer esses pequenos percursos com olhar pesquisador, com tempo para explorar o que nos conecta com o espaço. E nos possibilita nos colocarmos no lugar de quem pode transformá-lo.

 

Em dezembro de 2018, Cidadeiras venceu, na Premiação IABSP (Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo), Especial 75 anos, a categoria "ATIVISMO URBANO" com o Júri Popular. Parabéns!!!


 

Please reload