"Experiências na cidade como importante alicerce para o desenvolvimento infantil e formação de cidadãos”_São Paulo (Brasil)

2017

Autores:

Regina Souza Cintra (Trabalho para conclusão de curso de pós graduação em Infância, Educação e Desenvolvimento Social)

 

Orientadora: Natacha Costa

 

Título: “Experiências na cidade como importante alicerce para o desenvolvimento infantil e formação de cidadãos” 

 

Data: 2017

 

Entidade: Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades (São Paulo)

 

Ao longo de toda a pesquisa dois questionamentos centrais me guiaram: em que medida uma relação de cuidado e confiança com a cidade pode favorecer o desenvolvimento infantil? E como os adultos - sejam eles pais, educadores, cuidadores - podem colaborar para que o espaço público seja efetivamente considerado um lugar de todos e para todos e apreendido dessa forma pelas crianças?

 

Esse trabalho discorre sobre a importância de se criar e estimular uma relação amigável entre a criança e a cidade em que vive. E, a partir daí, destacar como o usufruto da cidade (pelo caminhar, transitar, sentir e cuidar) pode colaborar na formação dos “pequenos”, principalmente no que diz respeito à tolerância e respeito ao diferente, à sensação de pertencimento (e consequente cuidado), ao desenvolvimento de noções de cidadania e à vivência de experiências corporais e sensitivas [...]

 

Tentei, com essa pesquisa, dar concretude à sensações minhas, me apoiar em profissionais que pensam sobre a questão há bastante tempo, trazer exemplos reais e refletir sobre os diversos aspectos envolvidos. Felizmente cheguei ao lugar aonde achei que chegaria: a relação de pertencimento, apropriação e cuidado com a cidade favorece o desenvolvimento infantil na medida em que colabora sobremaneira para os primeiros contatos e incorporação de noções de cidadania e convida a todos – crianças principalmente – a experimentações, algo estruturante para quem está em formação.

 

Foto: João Mussolin

Imagens dos Parques Infantis de Mario de Andrade (1935 a 1938)
Fonte: Catálogo do Itaú Cultural - Ocupação / Parte das fotos publicadas foram originalmente usadas no álbum ‘Parques Infantis’, editado pelo Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, em 1939. Acervo IEB – USP.

 

Please reload