#11.2016 OCARA Lab . Brasil

Kit Detector Obstáculos (esp)

Kit Detector de Obstáculos (pt)

Obstacles Detector Kit (eng)

. DÓNDE SE ESTÁ HACIENDO LA ACTIVIDAD?

. ONDE SE ESTÁ PRODUZINDO A ATIVIDADE?

. WHERE IS THIS ACTIVITY BEING DONE?

Cariacica 01
Cariacica 01
Cariacica 02
Cariacica 02
Cariacica 10
Cariacica 10
Cariacica 04
Cariacica 04
Cariacica 05
Cariacica 05
Cariacica 06
Cariacica 06
Cariacica 07
Cariacica 07
Cariacica 08
Cariacica 08
Cariacica 09
Cariacica 09
Cariacica_11
Cariacica_11
Cariacica 03
Cariacica 03
Cariacica_12
Cariacica_12
Cariacica_13
Cariacica_13

#segundo OCARA Lab (desde Argentina)

 

RED OCARA SÃO PAULO

brinca com o Kit Detector de Obstáculos

em BRASIL 

 

A atividade aconteceu com os alunos dea Escola Municipal Anthonius Lute (Cariacica - grande Vitória - Espíritu Santo, Brasil)

 

Cariacica é uma cidade com cerca de 400 mil habitantes nos arredores de Vitória, Espírito Santo. Foi escolhida pela empresa 99 Taxis de aplicativo de táxi, para iniciar o projeto “Uma lição de mobilidade”. A proposta era levar um pouco de conhecimento sobre o assunto para os alunos de uma escola pública e realizar uma transformação no interior da unidade. Em parceria, red OCARA e Urb-i ficaram responsáveis pela capacitação de professores, palestras e oficinas sobre espaços públicos com os alunos

 

Red OCARA Sâo Paulo, realizou a oficina Kit Detector de Obstáculos - OCARA Lab, deseñada pela arquiteta argentina Verónica Mansilla, com alunos de várias idades da Escola Municipal.  

 

As crianças combinaram duas ferramentas: além do Kit, levaram para as ruas da escola os Curativos Urbanos. Com ambas realizaram uma vistoria lúdica do entorno do centro escolar, avaliando as calçadas, ausência de faixas de pedestres e outros elementos urbanos que não facilitam o conforto e segurança. 

 

Com o conhecimento aprendido, todos os alunos se envolveram no processo de transformação. Cada sala de aula apresentou um projeto de melhoria, na forma de desenho ou maquete. Foram várias propostas cheias de cor e boas idéias para um novo espaço público.

 

Eles pensaram em melhorias na mobilidade interna e externa da escola. Pediram faixas de pedestres na rua, alargamento de calçadas e ônibus escolar. Bancos, jogos, novas cores e áreas sombreadas foram alguns dos desejos para o espaço de dentro.

 

Uma banca examinadora selecionou a proposta mais adequada, mas a escolha foi muito difícil, já que todos os participantes apresentaram ótimos conceitos. A Urb-i utilizou as sugestões dadas pelos próprios alunos e professores para desenhar o projeto de intervenção.

 

Para saber mais: https://www.urb-i.com/cariacica